sábado, janeiro 29, 2005

Auschwitz-Birkenau

Há certas datas que não podem jamais ser esquecidas porque só assim poderemos lembrar-nos todos de não repetir determinados erros. O campo de Auschwitz-Birkenau nem sequer se pode ver como um erro, foi mais do que isso, muito mais do que isso, foi uma crueldade intolerável.
Ás vezes preciso pensar mais de vinte vezes se estou realmente neste mundo. Ver imagens, filmes, testemunhos daqueles massacres deixam-me com um nó na garganta e uma raiva tão grande que a minha maior vontade seria até fazer o mesmo com aquela gente sem escrúpulos. Não consigo compreender como seres humanos podem tomar aquelas atitudes, e de forma tão fria.
Câmaras de gás, escravidão até à morte, tiros à queima-roupa, crianças, adultos, idosos... Não se teve piedade de ninguém. E aqueles que conseguiram sobreviver terão de viver para sempre com esta lembrança macabra na sua vida.
Teremos sempre de relembrar esta data do Holocausto pois só assim poderemos procurar fazer com que ela jamais se repita, embora este mundo esteja longe de caminhar no rumo certo.


(fotos retiradas do site www.publico.pt)

Sem comentários: