terça-feira, abril 05, 2005

Sonhos Perdidos

Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Seminário de Escrita Criativa e Interactiva. O objectivo era construir uma narrativa com base num tema. O meu tema foi a imigração ilegal.


Edilson é o mais velho de cinco irmãos. Vive na pequena vila de Pipa, no nordeste brasileiro, com a sua mãe Olinda e os seus quatro irmãos: Marcelo de 15 anos, Jessica de oito, Robson de sete e a pequena Maria com cinco anos. A casa que habitam é bastante precária. Tem luz mas não existe saneamento básico e a água não é potável. Fica à beira da estrada que Edilson percorre todos os dias a pé para ir até à Pousada Império do Sol. Trabalha ali como motorista das “vãs” que transportam diariamente centenas de turistas até ao centro da vila, que fica a 20 minutos.

A maioria dessas pessoas é portuguesa, sobretudo jovens que em determinadas alturas do ano invadem aquela zona em busca de alguns dias de praia e calor. Muitos deles têm a idade de Edilson, 20 anos, no entanto, são jovens com condições de vida bem diferentes.

Sempre que os transporta, Edilson sonha com o dia em que poderá também ele conhecer outros países, outras culturas, ter uma vida melhor com estudos e um trabalho mais bem remunerado. Teve de começar a trabalhar cedo demais para poder ajudar a mãe com as despesas da casa e a alimentação dos irmãos. Nunca conheceu o pai mas o seu padrasto, Jeremias, foi assassinado quando ele tinha 15 anos; a sua irmã Maria tinha acabado de nascer e era necessário dinheiro para poderem comprar o leite. Edilson teve de largar a escola e começar a ajudar num restaurante da vila, até ter idade para tirar a carta e começar a trabalhar como motorista da Pousada Império do Sol.

Enquanto lá está tem oportunidade de conviver com os jovens de várias nacionalidades, mas é com os portugueses que se dá melhor: a facilidade na linguagem é um dos principais motivos. Pergunta várias vezes como é a vida em Lisboa e sonha com a oportunidade de conhecer essa cidade que povoa o seu imaginário.

O último grupo que esteve na Pousada era bastante efusivo e Edilson não conseguia deixar de pensar neles quando partiram. Deixaram-lhe endereços de Portugal e e-mails que resolveu utilizar para perguntar mais coisas sobre a cidade de Lisboa. Na sua mente ele acreditava que poderia conseguir uma vida melhor se fosse para Portugal trabalhar. De lá, poderia mandar dinheiro à sua mãe e, ao fim de poucos anos, regressaria com uma melhor estabilidade financeira que lhe permitisse voltar a estudar, comprar uma casa melhor e seguir vida no seu país.

Olinda não aceitou de início esta ideia. Pensar no seu filho longe de si, num país tão distante, deixava-a preocupada e com medo que algo acontecesse sem que ela soubesse. Iria ter muitas saudades daqueles olhos de mel e da sua ternura para com ela e os irmãos. No entanto, Edilson não desistiu de falar com a mãe, todos os dias conversavam sobre esse assunto e, aos poucos, ela foi aceitando melhor as ideias do filho que se mostrava muito empenhado em viajar até Portugal.

Foi no dia 24 de Março que embarcou no avião. Edilson só conhecia este transporte das imagens que via na televisão do café. Quando chegou ao aeroporto de Natal as suas mãos suavam frio, tinha dores terríveis no estômago e os olhos povoados de lágrimas por deixar a sua mãe e os seus irmãos para trás. No coração levava uma pequena alegria e sobretudo muita esperança num futuro melhor.

O seu lugar ficava na janela, mas Edilson não suportava olhar para baixo. Sentia-se demasiado alto e só via água, por isso permaneceu quieto as sete horas de voo. Não falou com ninguém, só com as comissárias de bordo à hora das refeições e para pedir ajuda com a porta da casa de banho que teve de utilizar uma vez só, porque estava mesmo aflito.

Levava consigo a única mala que o aconselharam, bem pequena e só com o absolutamente necessário. Não poderia ter muita bagagem para não desconfiarem da sua intenção de ficar a morar no país. Para todos os efeitos ele era apenas mais um turista.

Edilson está a entrar em Portugal ilegalmente, tanto que o seu voo vem via Paris. Jamais poderia apanhar um voo directo, pois seria muito complicado passar pelos serviços de imigração. Portugal legalizou muitos imigrantes até 2002 para evitar a clandestinidade. Além de tudo, foi impossível conseguir um visto de trabalho no Brasil e vir para Lisboa legal – era necessário ter conhecimentos e isso ele não tinha. Edilson era um pobre coitado da realidade nordestina no Brasil, por isso teve mesmo de arriscar.

No dia 25 de manhã chegou a Paris. Cansado do voo e com receio de ser deportado, lá seguiu caminho no meio de um grupo de turistas ingleses, até chegar à zona da Imigração Francesa. Ali não teria de dizer nada, apenas mostrar o passaporte e seguir para o voo até Lisboa.

O seu coração disparou ao entregar o passaporte...! O polícia francês verificou o documento e a passagem para Lisboa, hesitou um momento, até que finalmente os entregou de novo a Edilson. Este voltou a respirar e bem depressa seguiu as placas até chegar ao novo local de embarque, desta vez com direcção a Lisboa. A sua nova realidade estava bem mais próxima. Já tinha atravessado o Oceano Atlântico e as suas esperanças aumentavam.

Esta nova viagem de avião já foi bem mais tranquila, o seu lugar já não era à janela mas sim ao centro e as duas horas de viagem passaram depressa, tanto que até conseguiu adormecer por uns minutos.

Ao desembarcar em Lisboa, aquela sensação de aperto no coração voltou. Edilson agarrou na sua pequena mala, nos documentos e em alguns papéis com informações caso algum polícia perguntasse algo. As suas pernas tremiam mas ele mantinha os passos firmes em direcção àquilo que acreditava ser uma vida melhor. Seguiu os outros passageiros e, como tinha apenas uma mala, não precisou esperar por mais bagagem, dirigindo-se apressadamente à saída sem nada a declarar, tal como lhe tinham dito para fazer. Vindo de Paris não precisou de mostrar mais o seu passaporte e pôde entrar tranquilamente no novo país.

Quando dá por si já está na zona das chegadas. Olha para um lado, olha para o outro e vê aquela confusão de pessoas a chegar e a sair. Ele está finalmente em Lisboa. O dia está meio cinzento, quase a ameaçar chover, mas Edilson leva o coração bem quente da viagem e o corpo cheio de ideias.

Apanha então um táxi e enquanto percorre a segunda circular fica maravilhado com tudo o que vê à sua volta. Nunca tinha visto tantas casas e tão altas, nunca tinha visto tantos carros nem tanta confusão na estrada. A sua vida em Pipa era bem mais tranquila e o movimento de pessoas e automóveis era muito menor, não havia comparação possível.

O taxista deixa-o no centro da cidade, em pleno Marquês do Pombal. Aí, Edilson começa a procurar um meio de resolver a sua vida e, perguntando aqui e acolá, acaba por chegar até ao Rossio, onde se encontram dezenas de homens à espera de um emprego. São sobretudo africanos e alguns brasileiros que sabem que aquela é uma zona onde muitos empreiteiros vão procurar trabalhadores para as obras.

Edilson começa a falar com Francisco, um angolano que está em Portugal há 12 anos e que lhe explica que se esperarem ali umas horas aparece sempre alguém que os chama para trabalhar. Podem ter sorte e arranjar um trabalho de muitos meses, ou pode correr pior e ser uma obra mais rápida mas ali, de certeza que Edilson encontra trabalho.

Não era nada disto que Edilson tinha sonhado, mas sabe que está ilegal e não pode trabalhar com um contrato nem fazer descontos para a segurança social. Tem que estar sujeito ao que aparecer e o trabalho nas obras é, actualmente, o único meio para conseguir sobreviver.

Surge então uma carrinha vermelha que pára em frente deles. Francisco, mais astuto e experiente, depressa se dirige ao motorista e fica a saber que é um trabalho na margem sul: a construção de um condomínio privado, que poderá durar cerca de cinco meses. Rapidamente aceita e chama o seu novo amigo para ir com ele. Edilson, meio atrapalhado e muito nervoso, pega na sua pequena mala e segue viagem juntamente com mais oito homens que aproveitaram aquela oportunidade.

No seu canto, Edilson vai apreciando a beleza do Rio Tejo. Sente saudades da sua mãe, ainda não teve oportunidade de lhe dizer que chegou bem. Pensa também na sua terra e nos mergulhos que dava todos os dias de manhã, na praia junto à Pousada. Mas depressa procura afastar esses pensamentos, sabe que tem de ter muita força para levar adiante esta sua aventura e procura pensar que tudo vai correr bem.

Quando chegam aos Capuchos, local onde vai ser construído o condomínio, Francisco trata de explicar rapidamente a Edilson como tudo se processa. Irão trabalhar na colocação dos alicerces, primeiro passo da construção, e quanto a dinheiro, só no fim do mês receberá a sua parte. Em relação a habitação e comida não tem de se preocupar, pois ficarão nos estaleiros todos juntos.

É assim que começa o primeiro dia de trabalho de Edilson, sem ter tempo para pensar começa logo a trabalhar. A sua função era esperar que a grua trouxesse os carregamentos de ferro, baixá-los, organizar tudo e carregá-los às costas do seu jovem corpo. Depois carregava o ferro até aos homens que o moldavam para fazer os alicerces. A sua pele morena habituada ao sol, sofreu os primeiros arranhões assim que o ferro lhe tocou os ombros, mas respirou fundo e seguiu em frente na sua jornada.

Contudo, as preocupações da sua mãe estavam certas. Edilson era demasiado jovem e inexperiente. Habituado à sua pequena vila não imaginava o que era o mundo fora dali, ainda por cima num país que não era o seu. Ilegal e clandestino, não poderia esperar muitas facilidades.

Quis o destino que a sua aventura durasse muito pouco. Ainda no primeiro dia, numa das vezes em que esperava a grua, tudo correu mal. Os cabos que prendiam o ferro soltaram-se. Edilson não teve uma reacção rápida... Acabou por morrer soterrado por todo aquele equipamento.

Morria ali uma jovem vida cheia de planos e sonhos futuros. Morria ali mais uma história de imigração ilegal sem que tivesse alguém para se preocupar com ele. Ficava mais uma família sem saber notícias do seu ente querido perdido no mundo.

Sem comentários: